Biomimética, a inspiração na natureza
- estúdio greta
- 13 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
O tema deste post pode parecer pouco relacionado com o trabalho do estúdio greta, mas é uma prática com a qual já trabalhamos anteriormente e existem artigos e pesquisas em andamento que relacionam biomimética e fabricação digital. Falaremos mais disso adiante!
E vamos ao assunto do post de hoje: Biomimética!

A biomimética é um termo que se popularizou através do livro “Biomimicry: Innovation Inspired by Nature”, publicado em 1997 pela pesquisadora e escritora de ciências naturais, Janine Benyus. O termo define uma disciplina da ciência que pesquisa estruturas, processos e soluções da natureza e aplica esse conhecimento em disciplinas de design, engenharia, tecnologia, biologia, medicina e até em administração. O processo da biomimética é composto por uma metodologia que visa resolver questões humanas complexas e que busca inspiração na sabedoria da natureza, já que esta possui mais de 3,8 bilhões de anos de experiência em resoluções de problemas.
Mas como isso se aplica na realidade?
A seguir apresentamos alguns exemplos da aplicação da biomimética no design:
- O trem-bala japonês teve seu projeto atualizado com uma alteração em sua frente, inspirada no bico do pássaro martim-pescador que mergulha em busca do seu alimento e precisa romper a barreira da água com muita delicadeza para não assustar sua presa. Os trens-bala não estavam alcançando a velocidade desejada e causavam um nível elevado de ruído ao entrar em túneis. Com o design renovado a partir desta inspiração da natureza, os trens melhoraram sua performance e reduziram o impacto sonoro.
- Um edifício comercial projetado pela Arup no Zimbábue se inspirou na construção do cupinzeiro para criar um mecanismo de ventilação natural para todo o edifício e que ajuda a reduzir os gastos energéticos em 10%.
- A empresa alemã IPSO desenvolveu uma tinta autolimpante para fachadas inspirada em uma camada protetora que a folha da flor de lótus possui e permite que sua superfície se mantenha limpa para realizar a fotossíntese.
- O escritório paulistano GCP Arquitetura e Urbanismo se baseou em diversas estratégias da natureza para garantir boa ventilação natural, proteção solar e dispersão de calor no projeto de um hotel na península de Maraú, na Bahia. O sistema de tocas do cão-da-pradaria apresentou a solução de ventilação natural baseada no princípio de Bernoulli, a estrutura física dos cactos inspirou a pele externa dos edifícios e a intensa vascularização no bico do tucano para diminuição de temperatura serviu de inspiração para a dispersão de calor produzido na cozinha do restaurante. Foi participando deste projeto que nós aprendemos a trabalhar com a metodologia da biomimética! ;)
Como comentamos no início do post, já existem pesquisas que relacionam a biomimética com a fabricação digital. O projeto MetaMesh, realizado pelo Mit Media Lab e integrado pela renomada pesquisadora de estruturas naturais, Neri Oxman, visa desenvolver e fabricar superfícies que sejam resistentes e articuladas, como armaduras articuladas, inspiradas na estrutura do exoesqueleto do peixe Polypterus senegalus. Os holandeses Laura Lynn Jansen & Thomas Vailly conceberam o projeto CACO3 – Stoneware que visa criar peças de design a partir do mesmo processo de formação das estalagmites. A dupla imprimiu em 3D uma estrutura guia para que a pedra pudesse crescer através das mesmas reações químicas que ocorrem nas cavernas.

Existe uma infinidade de outros exemplos que se inspiram na natureza e buscam estratégias para estar em melhor harmonia com o meio-ambiente. A biomimética também é muito relacionada à economia circular e novas formas de organizações em empresas. Recomendamos acompanhar o trabalho de especialistas na área, como a Alessandra Araújo, do Bio-inspirations que compartilha um conteúdo muito interessante através do instagram @bioinspirations. Para conteúdos em inglês, indicamos acessar o The Biomimicy Institute.
Você conhece outras iniciativas e projetos nessa área? Compartilhe conosco nos comentários!





Comentários